Estar presente na internet não é mais uma escolha, é uma necessidade de todos os negócios, afinal, o marketing digital é um grande aliado na hora de encontrar clientes e divulgar produtos.
Antes de dizer que publicidade online não é para a sua empresa, faça a seguinte pergunta para você mesmo: onde busco informações sobre serviços e produtos antes de fechar um negócio? A sua resposta provavelmente deve ter sido na internet. Acredite, essa é a resposta 9 em cada 10 brasileiros de acordo com a Math Ads.
Mas veja bem! Não basta apenas criar uma conta nas redes sociais para estar no digital, é preciso ter um bom planejamento estratégico para se destacar e ter bons resultados.
Por isso, nesse artigo vamos te apresentar algumas dicas para você que está chegando agora nesse universo.
Você está na escuta? Seu cliente também está em algum lugar do outro lado do rádio esperando o seu contato. Afinal, não existe uma venda sem comunicação! Em qualquer universo o diálogo entre pessoas, empresas e marcas é indispensável para o sucesso, mas para fazer isso funcionar, você precisa saber com quem quer se comunicar.
Iniciar uma comunicação no mundo físico ou digital não tem segredos. Provavelmente você encontra a pessoa com quem quer falar, pergunta o nome dela, começam a falar sobre gostos e preferências e a partir daí o diálogo passa a fluir.
Dessa forma, ao ter claro quem é o seu cliente ideal, ou seja, com quem sua marca irá se relacionar, fica mais fácil criar uma comunicação que faça sentido, sem ruídos, clara e objetiva.
Utilizamos 2 termos em marketing digital para falarmos sobre “a pessoa do outro lado da linha”. Vamos detalhar as principais características e aplicações desses conceitos:
Público-alvo
O público-alvo é a fatia de consumidores que o seu negócio pretende atingir, afinal, é impossível impactar e alcançar todas as pessoas do planeta de uma só vez. Para isso, com base em pesquisas de mercado, é separado um grupo de consumidores para os quais serão direcionadas as campanhas e as estratégias para divulgação de determinado produto/serviço.
Esse grupo de pessoas normalmente tem os seguintes pontos em comum: características comportamentais, demográficas, geográficas e até aspectos relacionados a sua personalidade.
Em termos mais práticos, é como se uma joalheria decidisse se comunicar com mulheres de 22 anos para oferecer anéis de formatura já que essa faixa-etária é a que tem maior incidência de conclusão de faculdade em grandes centros como São Paulo e que passa bastante tempo na rede social LinkedIn a procura de novas oportunidades de emprego, por exemplo.
Ao selecionar um público-alvo, é possível otimizar campanhas e evitar desperdícios, afinal, todos os esforços estarão focados em um grupo de pessoas que terá mais chance de adquirir o produto. Ponto para o marketing digital!
Persona
Não, persona e público-alvo não são a mesma coisa!
Apesar de ambos estarem relacionados a características do cliente que se deseja impactar, a persona se refere a um personagem semi fictício que tem em suas características tudo o que um cliente ideal teria.
Então, podemos afirmar que essa persona é criada a partir de características verdadeiras dos clientes. Os dados mais relevantes para construção de uma persona são: como trabalham, o que fazem, como desfrutam do lazer, do que precisam, quais são suas dores, como é sua rotina, por onde essas pessoas buscam informações, entre outras. Com esses dados é possível conhecer de fato seu público, entender qual canal ele mais utiliza, qual é o papel que o serviço ou produto oferecido tem na rotina dele e assim melhorar a comunicação entre o consumidor e a sua empresa.
E para desfrutar dessa grande aliada do marketing digital, tudo começa com uma boa entrevista com os clientes que você já tem. Assim, será possível ter um panorama dos perfis que escolheram sua empresa.
Feito essa parte, chegou a hora de olhar de forma crítica e analítica para as respostas com o objetivo de encontrar e unir padrões. Depois é o momento de estruturar a persona com essas informações e compartilhar com toda a equipe para que ninguém se esqueça dela na hora de produzir campanhas, posts e qualquer material que tenha o foco em atingir esse cliente ideal. Aqui você encontra um ebook detalhando passo a passo sobre persona e público-alvo. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso gratuito ao material.
Então já sabe! Nada de sair atirando para todos os lados. Desenhe uma boa estratégia de marketing digital e saia em busca do seu possível cliente!
Já ouviu falar no Google? Impossível não conhecer o maior oráculo dos nossos tempos, e é bem provável que foi por causa dele que você veio parar aqui nessa página.
Mas, além de oferecer respostas para todas as nossas perguntas, o Google tem estratégias para empreendedores se destacarem no marketing digital, estamos falando do Google Ads. Essa ferramenta permite que uma empresa escolha para quem quer mostrar seus produtos e serviços através de uma pesquisa de palavras-chave.
Vamos exemplificar:
Imagine que você queira saber mais detalhes sobre um procedimento para cabelos como escova progressiva, por exemplo. Assim que você digitar essa palavra no Google, as primeiras sugestões de conteúdo, que aparecerão como anúncio, provavelmente estarão indicando especialistas e salões de beleza localizados perto de você que oferecem esse serviço, além de diversas fotos de produtos que te levarão diretamente para o site que está comercializando esses itens.
Existem diversos tipos de anúncios que podem ser realizados no Google Ads, são eles:
Cada um tem suas especificidades e podem ser utilizados com objetivos diferentes, clique aqui para saber mais sobre eles.
Outra vantagem de anunciar no Google Ads é o tamanho da audiência que esse buscador impacta. De acordo com um levantamento da Revista Exame, nos últimos anos cerca de 90% das pesquisas brasileiras foram realizadas através do Google. Já imaginou o tanto de gente que pode ser impactada por um anúncio da sua empresa?
Além do mais, você pode personalizar suas campanhas da maneira mais adequada. O principal ativo dos anúncios é a utilização das palavras-chaves, sendo possível escolher o horário que deseja que sua campanha seja veiculada, para qual segmentação de público ela deve ser mostrada, qual região, etc.
Existem diversos mecanismos para otimizar esses anúncios e não perder dinheiro divulgando seu serviço para quem não se interessaria por ele.
Você está na rede? Seu cliente também!
Em 2021, as redes sociais mais utilizadas no Brasil foram Facebook, Youtube, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, LinkedIn, Pinterest, Twitter, TikTok e Snapchat, segundo levantamento realizado pela Resultados Digitais, que indica ainda que o brasileiro passa quase quatro horas por dia navegando por elas.
Já imaginou quanta gente pode se deparar com os seus serviços e produtos durante esse momento de “lazer”?
Os grandes players das redes sociais já e por isso elas são os grandes destaques das estratégias de marketing digital. As redes oferecem ferramentas de anúncios para que empresas possam se promover dentro de cada uma delas, o mais popular é sem dúvidas o Facebook Ads, que em uma única conta de gerenciador de anúncios permite ao usuário divulgar tanto no Facebook quanto no Instagram e até mesmo a caçula TikTok já tem sua própria plataforma de anúncios.
O principal motivo para adotar o ads é a possibilidade de expandir horizontes e ter sua publicação mostrada para pessoas que não seguem seu perfil e que talvez nunca tenham tido acesso a sua marca, tudo isso graças a possibilidade de segmentar o público que deve ser alcançado.
Além da visibilidade, ao agregar os anúncios em sua estratégia de marketing digital, você:
Pegamos emprestado um trecho de Esse tal de Roque Enrow de Rita Lee para falarmos sobre esse tal de SEO (Search Engine Opmitization), uma estratégia importantíssima para o marketing digital que pode trazer muitos resultados para o seu negócio, afinal, nem só de anúncios patrocinados vive o Google…
E para se destacar nas pesquisas orgânicas dos buscadores é preciso seguir alguns passos que facilitarão o encontro do seu possível cliente com o seu conteúdo. Entre essas técnicas podemos destacar a utilização correta das palavras-chaves nos textos, o tamanho do texto, o nível de relevância que esse conteúdo tem, entre outras possibilidades.
Infelizmente, não são conhecidas todas as técnicas que fazem a engrenagem girar, mas, o que o Google deixa claro é que quanto mais coerente e relevante for o conteúdo, mais chances eles têm de se destacar nas primeiras posições de busca. O conteúdo é rei, mas a programação é a rainha e quesitos como responsividade, tempo de carregamento da página e backlinks, por exemplo, também fazem diferença na hora de ranquear uma página, por isso é importante contar com especialistas para te ajudar nesse momento, ok? Caso tenha interesse, entre em contato com um de nossos XPs clicando aqui
Ao adotar o SEO em seu site, você melhora sua posição nesse famoso ranqueamento, e consegue atrair uma quantidade maior de visitas para o seu site, visitas essas que podem ser convertidas em leads se o conteúdo for bom o bastante para cativar o leitor. Além de ser uma excelente vitrine para quem irá te conhecer, pois é a sua chance de mostrar todo o conhecimento sobre o seu mercado.
Aperte os cintos, vamos decolar!
Se você está disposto a alavancar seu negócio através do marketing digital, então precisa começar a colocar todas essas dicas em prática o mais rápido possível!
Essa tarefa pode até parecer longa e desafiadora, mas coloque seu cliente sempre no centro de tudo isso e lembre-se do motivo pelo qual você seguirá para o digital.
Se precisar de companhia para essa jornada, conte com uma agência de marketing digital que pense fora da caixa e que possa realmente te ajudar a navegar por esse mar!
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