Como utilizar o Google Ads para vender mais?

Quantas empresas podem utilizar as páginas principais de revistas para divulgar um produto? E no horário nobre do canal aberto mais assistido do país, quantas marcas possuem recursos para isso? Pois é, a publicidade online tem se destacado como uma das mais democráticas formas de anúncio e o Google Ads é um dos que oferecem melhores opções de formatos e também de resultados. Isso mesmo, você não leu errado. O Google é mais do que o buscador mais utilizado no mundo.

 

O gigante da tecnologia possui diversas ferramentas como Drive – para armazenamento de arquivos, YouTube – para vídeos, Agenda – para organização, e uma delas é o Google Ads – serviço de publicidade online que permite empresas dos mais variados tipos e tamanhos, a oportunidade de aparecer como destaque em pesquisas. Essa não é a única opção de tráfego pago, é possível contar com Facebook Ads, LinkedIn e até TikTok Ads, mas é muito importante conhecer todas as possibilidades.

 

Além do mais, ao aceitar o desafio de estar presente no mundo digital é fundamental escolher as melhores estratégias e encontrar a forma mais eficiente de ser notado pelo seu público, não é mesmo? Não se esqueça que sem ser visto, seu produto ou serviço não será lembrado e muito menos comprado. Então, bora virar esse jogo! Que tal conhecer mais sobre esse recurso do marketing digital? Aperte os cintos e venha conhecer neste artigo, todo esse universo de possibilidades!

O que é Google Ads

 

O Google Ads é uma plataforma de anúncios que contempla diversos formatos diferentes, como veremos a seguir. Ela está em funcionamento desde 2000 e lá se vão mais de 20 anos de mercado. Toda essa experiência a transformaram em uma das mais confiáveis e rentáveis estratégias de tráfego pago para empresas de todos os portes.

 

Se os negócios são bons para quem anuncia, imagina para quem comanda tudo isso. A Alphabet Inc, responsável pelo Google, reportou que no primeiro trimestre de 2021 teve um crescimento de 34% e obteve lucros que ficaram na casa dos US$ 18 bilhões. Muito desse sucesso se deve também ao aumento de empresas que buscaram na internet uma forma de sobreviver à pandemia. De um lado portas fechadas, de outro milhares de usuários navegando pela internet.

 

Segundo divulgado pelo Canaltech, o Google foi o segundo site mais visitado em 2021, perdendo apenas para o fenômeno chinês Tik Tok. Imagina só o seu produto ou serviço sendo visualizado por uma pequena parcela dessa gigantesca audiência?

Como essa plataforma funciona?

 

Ao contrário do que pode parecer, não basta apenas pagar se dar bem. É claro que o dinheiro é muito importante, mas o simples ato de investir valores gigantescos não garante que o seu anúncio sairá na frente. O Google Ads preza muito pela inteligência e pela busca do lead qualificado, ou seja é necessário ter bem definido para qual público você deseja anunciar.

 

Então, esqueça a ideia de tentar alcançar todo o mundo e foque em quem realmente poderá se interessar por suas soluções. Em nosso ebook você encontra muitas dicas para definir uma boa persona, com certeza te ajudará nesse momento. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso gratuito. Para fazer esse match entre anunciantes e possíveis clientes, o algoritmo se vale de palavras-chaves, cookies e outros elementos que ajudem a identificar as preferências do usuário.

 

Tudo isso para oferecer os conteúdos mais relevantes e interessantes para os internautas e nesse caso a qualidade dos seus anúncios pesam muito mais do que o budget utilizado para colocá-lo no ar. O Google se baseia em três grandes pilares que compõem o índice de qualidade – CTR (taxa de cliques), relevância e qualidade da página de destino, afinal, não basta levar o usuário para o seu site, lá ele precisa encontrar as respostas que procura.”

 

Ao contrário do que pode parecer, não basta apenas pagar se dar bem. É claro que o dinheiro é muito importante, mas o simples ato de investir valores gigantescos não garante que o seu anúncio sairá na frente. O Google Ads preza muito pela inteligência e pela busca do lead qualificado, ou seja é necessário ter bem definido para qual público você deseja anunciar. Então, esqueça a ideia de tentar alcançar todo o mundo e foque em quem realmente poderá se interessar por suas soluções. Em nosso ebook você encontra muitas dicas para definir uma boa persona, com certeza te ajudará nesse momento. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso gratuito.

 

Para fazer esse match entre anunciantes e possíveis clientes, o algoritmo se vale de palavras-chaves, cookies e outros elementos que ajudem a identificar as preferências do usuário. Tudo isso para oferecer os conteúdos mais relevantes e interessantes para os internautas e nesse caso a qualidade dos seus anúncios pesam muito mais do que o budget utilizado para colocá-lo no ar. O Google se baseia em três grandes pilares que compõem o índice de qualidade – CTR (taxa de cliques), relevância e qualidade da página de destino, afinal, não basta levar o usuário para o seu site, lá ele precisa encontrar as respostas que procura.

Tipos de anúncios 

Existem diversas formas de exibir seu anúncio no Google Ads, afinal, o formato conta e muito na hora de ajudar seu possível cliente a tomar a decisão certa. Conheça as principais variedades:

Rede de Pesquisa

 

Nesse formato, o anúncio é exibido ao usuário junto com os resultados de pesquisa de uma determinada palavra-chave. Mas atenção! Vamos supor que você tenha um salão de beleza e queira anunciá-lo através do Google Ads. Ao patrocinar a palavra-chave “corte de cabelo”, por exemplo, você poderá ser encontrado por pessoas que buscam por fotos de cortes de cabelo ou até mesmo pessoas que buscam por cursos de cabelereiro.

 

Por isso, é muito importante realizar um detalhado estudo de palavras-chave e de preferência, escolher palavras conhecidas como “calda longa”, ou seja, pequenas frases que representem uma busca mais personalizada. Ao patrocinar uma palavra de calda longa como “salão de beleza perto de mim”, por exemplo, aumentam consideravelmente as chances de você atingir o público certo e otimizar o seu investimento no Google Ads.

 

Apesar desse anúncio ser exibido “junto” com os conteúdos orgânicos, o anúncio tem características próprias que ajudam a distinguir o orgânico do patrocinado. Logo no início do texto, você encontra a palavra “Anúncio” em negrito. Outra característica é a presença de números telefone e hiperlinks logo abaixo da meta descrição. Normalmente eles são apresentados no início ou no final das páginas de resultados.

Veja um exemplo:

 

Nessa modalidade de anúncio (Rede de Pesquisa) o débito é efetuado apenas quando há um clique no anúncio, por isso o investimento pode ser bem gerenciado pelo anunciante.

Rede de Display

 

Todo usuário de internet já se deparou com algum anúncio de rede de display, esse formato é aquele que aparece em sites nas laterais ou no campo superior das páginas. Os anúncios podem ser exibidos em milhares de sites ou aplicativos e causam grande impacto no público, principalmente por ser uma publicidade gráfica.

 

Esse tipo de anúncio é uma excelente estratégia para quem deseja “seguir” os possíveis clientes com ações de remarketing, exibindo sua marca e produtos mais de uma vez para o mesmo público. Assim como ocorre na rede de pesquisa, é necessário segmentar com muita precisão o público que será impactado com os anúncios para obter os melhores resultados e claro, contar com recursos visuais bastante elaborados e atrativos.

 

Existem também subgêneros dos anúncios de redes de display, que variam de formato e também de acordo com o objetivo do anunciante: Para exibição em sites – o Banner é um tipo mais gráfico, que dispõe de recursos gráficos como animações, interações, imagens e layouts personalizados e o formato de texto normalmente não possui tanto apelo visual. Conta com títulos e chamadas provocativas para despertar o interesse do potencial cliente.

 

Para anúncios que aparecerão no gmail, existem tamanhos personalizados e podem ser visualizados na caixa de entrada do usuário, já o formato que aparece em aplicativos, pode ser em formato de vídeo ou imagem estáticas. Veja um exemplo:

 

 

É possível anunciar no Youtube?

O Youtube não poderia ficar de fora! Por isso, a plataforma do Google Ads possui ferramentas específicas para anúncios exibidos nessa rede social, que já chegou a ter cerca de 2 bilhões de usuários mensais. Para a estratégia de Google Ads para Youtube, o vídeo é o formato mais adotado, e pode ser exibido antes, no meio ou no final do vídeo que o usuário está assistindo. Sobre o investimento, uma das vantagens dos anúncios no Youtube é que o anunciante só paga quando o usuário interage com o conteúdo, ou seja, se a pessoa clicar no “Pular Anúncio” não haverá cobrança nenhuma no saldo investido.

 

Ainda sobre a variedade de formatos, o anunciante pode optar pela escolha desses vídeos puláveis, que permitem ao usuário pular o vídeo após 5 segundos. Pode também escolher vídeos em que não há a opção de pular, que estão divididos entre os que duram cerca de 6 segundos, chamados de bumper, e os não puláveis, que variam de 15 a 20 segundos de exibição. Apesar dos vídeos serem a maioria, é possível utilizar o formato overlay, que são imagens ou textos que ocupam a parte inferior dos vídeos.

 

Ao escolher anunciar nessa rede social, pense em um roteiro atrativo e que seja capaz de prender a atenção do usuário logo nos primeiros segundos, para evitar que ele saia do anúncio antes de conhecer o serviço ou produto que está sendo ofertado.

 

Veja um exemplo:

 

Como ter os melhores resultados no Google Ads

Não existe uma fórmula mágica que fará com que o usuário que se deparou com o seu produto faça a compra imediatamente, pois tudo depende de qual etapa da jornada o cliente está. No entanto, com as técnicas, palavras-chave corretas e principalmente com a segmentação mais detalhada possível, ficará mais fácil alcançar seu potencial cliente.

 

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A plataforma do Google Ads possui diversos recursos para o gerenciamento dos anúncios. É possível fazer projeções e estimativas de resultados da campanha a partir de uma expectativa “X” de investimento e ainda é possível extrair relatórios ao final de cada período para avaliar os resultados.

 

É importante lembrar que campanhas de tráfego pago, seja nas redes sociais ou no Google Ads, demandam acompanhamento constante, pois de um dia para o outro pode ser preciso realizar otimizações para melhorar o desempenho da campanha. No caso do Google, é importantíssimo estar atento à compra de palavras-chaves, analisar as palavras que precisam ser negativadas, modificar textos e imagens que possam estar com uma performance mais baixa do que foi esperado, entre outros detalhes que precisam de constante atenção.

 

Agora que você já conhece todas as possibilidades e vantagens de adotar o Google Ads em sua estratégia de marketing digital, conte com profissionais especializados no assunto. Fale com o nosso time de XPs e veja como é possível alcançar o público esperado, fazer as otimizações necessárias e claro, como gerir o orçamento de forma inteligente.

 

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