Como utilizar as Redes Sociais para vender mais?

Toda empresa, comércio ou prestador de serviço precisa de clientes, afinal, sem eles não é possível vender e sem vendas não há lucro. Existem diversas formas de atrair atenção desse possível comprador, desde uma placa chamativa na porta do estabelecimento, até mesmo um anúncio na rede social, mas em todas essas variáveis é fundamental ter um bom plano de marketing para que a ação dê certo.  

 

Divulgar produtos nas redes sociais tem sido cada vez mais comum e tem dado resultados satisfatórios para quem utiliza essas ferramentas, por isso, nesse artigo vamos dar dicas de como utilizar as redes sociais para vender mais. Preparado para mergulhar nesse universo? Vamos lá!  

 

Águas nunca antes navegadas 

 

As redes sociais começaram a surgir no finalzinho dos anos 90, mas passaram a se popularizar nos últimos anos, ou seja, ainda é uma forma nova de comunicação, principalmente se levarmos em conta que existem empresas de décadas ou até mesmo mais de um século de tradição. 

 

Mas aqui vai um aviso para quem nunca navegou por esses mares: as redes sociais são águas boas de navegar, mesmo para marujos sem experiência, você só precisa ter uma boa embarcação e um bom capitão para chegar no seu destino final. E para as empresas que já nasceram surfando por essas ondas, é importante lembrar que não dá para se acomodar, a cada momento surgem novidades, por isso, não deixe o mar te engolir!  

O primeiro passo dessa jornada é escolher em qual rede social sua empresa quer focar, para isso é importante levar em consideração onde o seu público está, você pode ler mais sobre isso em nosso ebook, preenchendo o formulário abaixo. 

 

 

Assim que souber qual rede social é a mais utilizada pelo seu cliente ideal, você precisa conhecer todas as ferramentas, recursos e possibilidades que ela oferece para que a partir disso, seja possível montar a estratégia ideal para a sua publicidade online. Vamos conhecer mais detalhes e particularidades sobre as principais redes sociais: 

 

Instagram e Facebook 

Apesar de serem redes sociais diferentes, ambas pertencem à Meta – novo nome do grupo Facebook. 

 

Para anúncios pagos é necessário ter uma conta no Meta Business e a partir dele selecionar em qual rede quer que o conteúdo seja veiculado ou se deseja anúncios simultâneos, ou seja, nas duas redes. É possível segmentar o público a partir de suas preferências, idade, região e até mesmo com base em banco de dados que sua empresa já tenha. Nesse formato, a inteligência da plataforma busca por pessoas com gostos semelhantes a partir do perfil encontrado. 

 

O Facebook oferece ainda o MarketPlace, um local onde qualquer usuário pode divulgar seus produtos e negociar a venda diretamente com o cliente. Além disso, a empresa pode criar uma Fanpage para interagir com o público e associar até mesmo uma conta de WhatsApp para falar diretamente com seu possível cliente.  

 

Já o Instagram, oferece mais funcionalidades nos stories, por exemplo, que permite inserir links diretos para a página de vendas, ou para conversas no WhatsApp. Além disso, muitas lojas utilizam as lives para fazer vendas ao vivo e poder mostrar os produtos com mais detalhes além de interagir de forma mais próxima com os seguidores.  

 

Outro recurso do Instagram é a opção Loja, onde os produtos podem ser expostos como uma vitrine e ao clicar, o seguidor pode fazer a compra como se estivesse em um e-commerce. A Loja fica disponível na Bio e permite ao usuário contatar o perfil e ainda salvar os produtos que interessar.  

 

LinkedIn 

O LinkedIn é uma das mais antigas redes sociais e está no ar desde 2003. Ela é uma rede social profissional, então é uma excelente ferramenta para empresas que vendem para empresas, o famoso B2B.  

 

Com essa rede social é possível utilizar o Sales Navigator, que é uma solução de vendas que contribui para a prospecção de leads e permite localizar, filtrar e contatar tomadores de decisão que poderão se interessar pelo seu produto ou serviço.  

 

Para se destacar no LinkedIn é importante criar uma company page, ou seja, um perfil comercial para sua empresa e caso tenha mais de uma marca, é possível criar showcases, páginas menores que divulgam determinada solução.  

 

Além dessas soluções, existe também o LinkedIn Ads, que é uma forma de patrocinar determinado conteúdo e ser visto por novos usuários. Os custos desse formato são mais altos e são recomendados quando há certeza da persona, público-alvo e do objetivo para que a campanha seja bem desenhada e traga retorno.  

 

TikTok 

A caçula das redes sociais é um verdadeiro fenômeno. O Brasil é o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas da China, que é o país de origem do TikTok. Se engana quem pensa que é brincadeira ou lugar para fazer dancinhas. A ByteDance, dona da rede, faturou cerca de US$34 bilhões em 2020 e segue crescendo.  

 

Com tantos olhares voltados para o TikTok, que é utilizado, em sua maioria, por usuários mais jovens, sua marca também precisa estar lá! O TikTok pode ser utilizado tanto de forma gratuita, como através de anúncios pagos.  

 

Para o orgânico, é importante usar hashtags relevantes e estar sempre antenado nas trends. Uma boa estratégia é criar vídeos que funcionem bem em looping, assim você aumenta o número de visualizações dos seus vídeos e faz com que ele seja exibido para mais pessoas.  

 

Outra estratégia de marketing que pode funcionar muito bem no TikTok é a parceria com algum influencer, hoje em dia existem diversas personalidades influentes nas redes sociais. escolha a que tem mais identificação com o seu público e produza conteúdos com ela.  

 

Com o TikTok Ads, é possível alcançar grupos específicos de pessoas que possam se relacionar com a sua marca a partir de anúncios. Prefira vídeos que capturem a atenção do seu público alvo nos primeiros segundos e mostre o que seu serviço ou produto resolve.   

 

Dicas para se destacar nas redes sociais 

Saiba com quem está falando! Se você utilizar um megafone em uma rua movimentada, provavelmente muitas pessoas ouvirão você, mas com certeza não serão todas que vão se interessar pelo o que está sendo dito. No marketing digital é possível poupar energia e recursos e se comunicar com pessoas que tenham mais chances de se interessar pelo que você tem a dizer.  

 

Então, tenha sua persona definida, saiba o máximo de detalhes possíveis sobre o seu cliente ideal, como preferências, gostos, dificuldades, dores, grupo social, condição financeira, enfim, conheça bem essa pessoa que irá adquirir o seu produto.  

 

Faça conteúdos atrativos e relevantes 

Já ouviu a expressão “chover no molhado”? Se refere a ser óbvio, repetitivo e sem propósito, ou seja, é algo que não produz efeito nenhum.  

 

Cuidado! O seu conteúdo para as redes sociais não pode ser assim!  

Seu conteúdo deve ser atrativo e relevante para o seu público, ele deve trazer informações novas, deve ser útil para tirar dúvidas, resolver dores e problemas e acima de tudo, ser autêntico.  

 

Crie calendários editoriais, planeje com antecedência o que e como cada coisa será divulgada no seu perfil, assim você terá uma estratégia de redes sociais bem eficiente.  

 

Ainda que não surja uma venda direta pelo post que acabou de ser publicado, o conteúdo ficará marcado para seu seguidor, ele passará a ver a sua empresa como autoridade e sempre que precisar de algo relacionado ao seu segmento irá se lembrar de você e como sua solução ou produto poderão ajudá-lo.  

 

Então, não chova no molhado, nada de fazer post por fazer. Antes de anunciar, ou de produzir qualquer conteúdo, seja criterioso e analise se esse material está claro, objetivo e realmente direcionado para as pessoas que quer alcançar.  

 

Comunique-se 

O marketing está diretamente relacionado com vendas, no entanto, não podemos esquecer que redes sociais são canais de comunicação, e uma comunicação de mão dupla, você fala, as pessoas interagem com você e vice-versa. Então dê retorno para as pessoas que contatarem o seu perfil, não deixe que elas fiquem sem respostas nos comentários ou direct, isso pode pegar muito mal para a sua marca. 

  

Se a sua empresa vende produtos, evite famoso “perfil panfleto”, onde todos os posts são fotos e preços dos produtos da loja. Você pode sim ter um catálogo em suas redes sociais, mas deve mesclar com conteúdo relevante. Essa é uma ótima forma de conversar e se relacionar com o seu público. Invista nessa estratégia! 

 

Explore ao máximo os recursos disponíveis 

Acabamos de ver como as redes sociais são versáteis e oferecem diversas ferramentas, então não guarde nenhuma! Utilize o máximo que for possível, pois isso te ajudará a ficar em evidência – por agradar os algoritmos e consequentemente atrair mais pessoas para o seu perfil. 

 

Mais gente conhecendo a sua marca = Mais fácil divulgar suas soluções = Mais fácil vender!  

 

Utilize as redes sociais para vender mais 

 

Agora que você já conhece os fundamentos para se destacar e já sabe as particularidades de cada rede social, chegou a hora de colocar tudo isso em prática!  

 

Utilize essas dicas para decolar o seu marketing digital, aumentar seus lucros e principalmente ampliar o seu relacionamento com os clientes, afinal, esse é o objetivo central dessa ferramenta: relacionamento.  

 

Caso queira a parceria de um capitão experiente na navegação por esses mares, conte com a XPACE. Nós temos XPs com muita bagagem para ajudar sua empresa a extrair o melhor da publicidade online e marketing digital.  

 

Fale com a gente e venha descobrir um universo incrível de novas ideias! 

plugins premium WordPress