Marketing Digital

Como fazer um E-book e converter clientes para a sua empresa

Ebook ou E-book? Ambos estão corretos. E significam uma abreviação para o termo em inglês: eletronic book, ou seja, livro digital ou eletrônico.

Você pode ler o Ebook em um aparelho portátil, o Ebook Reader, especial para a leitura, ou também por outros diversos aparelhos eletrônicos, como o computador, tablets e smartphones.

Portanto, por ser tão dinâmico, conceitual e prático, o Ebook se tornou a principal isca digital para captação de leads. E por sua vez, uma ótima estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo que sua empresa deve utilizar para informar e educar seus clientes.

Quer saber mais ainda sobre os motivos de sua empresa utilizar os Ebooks? Quer aprender como criar e fazer os Ebooks? E então como resultado, converter leads e clientes para sua empresa? Sim?! Por favor, me acompanhe.

  • Por que usar?
  • Como criar?
  • Dicas para converter!

POR QUAL RAZÃO DEVO UTILIZAR O EBOOK COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Além de prático, conceitual e dinâmico, como já mencionei, as vantagens do Ebook são altamente relevantes para clientes que buscam muito mais do que apenas a compra de um produto ou serviço.

E o seu papel como vendedor, é de agradar os clientes, correto? É preciso atender as necessidades. Portanto, você deve atraí-lo.  E então, encaminhá-lo para um processo de venda muito bem estruturado.

Esta prática, no mundo do marketing digital, é o que chamamos de Inbound Marketing. Isto é, acompanhar a jornada do cliente, desde a atração até a fidelização.

Nós da XPACE fizemos um artigo completo sobre esta estratégia. Clique no link a seguir e se informe já! <Artigo: Inbound Marketing>

Com base nisto, o Ebook é um conteúdo TOPO DE FUNIL, ou seja, você atrai o seu possível cliente através do conhecimento e de um conteúdo relevante.

Está fazendo sentido para você?

Para facilitar o seu compreendimento e então, o seu resultado, eu vou listar 4 VANTAGENS AO TRABALHAR COM O EBOOK E TODO ESTE PROCESSO DE MARKETING.

  • EDUCAR O PÚBLICO

Tenha a frase em mente: “Eduque o público, antes que o seu concorrente o faça”

É fundamental que você transmita conhecimento ao público, até porque, você é expert naquilo que você vende, não estou certo? Então ninguém melhor do que você para compartilhar com o seu público todo o seu estudo sobre o assunto.

Você pode compartilhar uma parte deste seu conhecimento através de um Blog, que é uma ótima estratégia para você vender mais através da internet.

Entretanto, é com o Ebook, que você irá introduzir mais ainda o seu cliente no assunto. Quem sabe com dicas que só você sabe, ou então, com informações altamente úteis sobre o seu produto.

Parece uma boa ideia para você e para o seu negócio?

  • CONVERSÃO DO PÚBLICO EM LEAD

Suponhamos que você já escreveu seu Ebook. E agora? Ofereça aos seus clientes, e também, aos possíveis clientes.

Por onde oferecer?!

Existem algumas maneiras de se fazer isso. A maioria das empresas conseguem um bom retorno através de campanhas de E-mail Marketing e Redes Sociais, porém cada negócio possui a sua particularidade e é preciso ter um público-alvo muito bem definido para saber exatamente onde divulgar os materiais produzidos.

Desta maneira, além de fidelizar e agradar aqueles que já estão com você, você tem a oportunidade de angariar leads para a sua empresa. E nós sabemos, que leads, estão bem próximos de uma venda.

  • FORTALECIMENTO DA SUA MARCA

Sabe aquela marca poderosa que você admira? Que exala autoridade?

Isso não acontece por acaso. As grandes marcas investem grande parte do seu tempo em esforços de marketing para fortalecer o seu branding. Ou seja, passar uma imagem positiva, construindo relacionamento com os clientes, tendo autoridade e sendo a porta-voz do público. E não apenas vendendo seus serviços ou produtos visando somente o lucro. Entende?

Claro que queremos vender e lucrar! Mas como dizem, dinheiro não é tudo. Para ser referência no mercado, e ter a sua empresa crescendo gradativamente, você precisa ser autêntico e qualificado.

  • SUA EMPRESA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PRATICIDADE

Tudo bem, você está quase lá, está entusiasmado com o assunto. Não vê a hora de escrever seu Ebook. Mas antes disto, tem algo extremamente necessário que você precisa saber!

NÃO POLUA!

Todos querem estar em um lugar agradável e que atenda todas as necessidades, mas que não exagere. Afinal, quem muito fala, pouco faz.

Então, claro que você pode escrever bastante, mas lembre-se, parágrafos curtos, alta relevância, boa aproximação com o cliente e linguagem espontânea, porém apresentável, sem erros de português horrendos.

Desta maneira, você irá humanizar a sua empresa e passar valor ao cliente de forma sutil, mas altamente útil para o seu consumidor.

Seja empático, convidativo, se relacione com o cliente para gerar engajamento para a sua empresa e lembre-se sempre das etapas do Inbound Marketing e do Funil de Vendas.

marketing digital

DICAS DE COMO CRIAR SEU EBOOK. A MELHOR FORMA DE FAZER UM EBOOK COMPLETO.

Ao fazer o seu ebook, você irá compreender e comprovar em seus resultados que essa estratégia irá impulsionar o crescimento do seu negócio. Tenho certeza de que é isto que você quer, ser um empreendedor bem sucedido. Estou errado?

Então não perca estas próximas dicas. Vou listar 3 tópicos que fará o seu ebook ter sucesso.

  • COMPREENDA SEU PÚBLICO ALVO, OU MELHOR SUA PERSONA.

Para ter sucesso no digital, você precisa compreender quem está acessando o seu conteúdo, quem são seus clientes, e muito mais que isso, o que eles desejam e gostam de fazer.

Estas são algumas perguntas que te fazem encontrar a PERSONA do seu empreendimento. Desta maneira, você irá adaptar todas as suas estratégias para esta determinada “pessoa”. E assim, ser assertivo na comunicação e no relacionamento.

  • DEFINA O TEMA E ESTRUTURE O SEU EBOOK

Após definir sua persona, acredite, você irá ter muitos insights do que informar para o seu novo público. A partir daí, você terá em mãos um conteúdo abrangente para estruturar seu e-book.

Mas não se esqueça, se comunique com a persona. Se adeque a linguagem a quem você quer impactar. Tenha em mente que seu Ebook deve solucionar algum problema ou dúvida deste cliente.

  • ILUSTRE O EBOOK

Lembra que falamos a pouco para não poluir o conteúdo do Ebook? Pois bem, ilustrando seu ebook com imagens, você traz uma melhor experiência para o seu consumidor. Ele descansa a leitura, e também, pode aprender visualmente.

Você pode, portanto, colocar imagens do seu produto, ou de alguma peça gráfica que faça sentindo no texto. Enfim, não deixe de se comunicar tanto visualmente como verbalmente com a sua persona.

Pensando nestes 3 tópicos, você com certeza pode desenvolver um Ebook espetacular e então com as próximas dicas de conversão, ter maior sucesso nos negócios.

Entretanto, para uma boa parte dos empreendedores, que já são muito ocupados, se torna difícil este trabalho de escrever, ilustrar, acompanhar técnicas e métricas de marketing. Não estou certo?

Se você também é assim. Eu te aconselho a ler o último artigo da nossa agência: “Devo contratar uma agência especializada em Marketing Digital?”

Neste artigo você terá a resposta, e não, não é óbvia. Aliás, é muito interessante, pois explicamos e quebramos tabus da ideia de que contratar uma agência é uma ação muita cara.

Porém, mesmo que você, porventura, contrate uma agência, vale a pena saber das próximas dicas. A CHAVE MESTRA deste conteúdo.

marketing digital

COMO CONVERTER OS LEADS EM CLIENTES: CONVERSÃO ONLINE E BONS RESULTADOS DIGITAIS.

Ebook pronto o que fazer? Confira passo a passo em 5 etapas.

 

  • PREPARE O LANÇAMENTO DO EBOOK

Para isto, você deve criar uma Landing Page, ou seja, uma página de destino exclusiva para dar destaque ao seu conteúdo e convidar o consumidor a baixar o seu material.

Assim, o usuário irá se cadastrar em um formulário, e consequentemente, se tornará um lead e um cliente em potencial.

Além da Landing Page, sugiro você a estudar sobre Lead Scoring, que qualifica os seus leads.

 

  • FAÇA O LANÇAMENTO DO EBOOK E O PROMOVA

Se o assunto é promover o lançamento, as redes sociais são os principais canais para esta função. Então se você não leu nosso conteúdo sobre redes sociais, vai lá! Ainda há tempo.

Uma dica que dou, além das citadas neste artigo acima, é que você verifique quais redes sociais a sua persona utiliza, e invista mais nelas.

 

  • CRIE CALL TO ACTION

Sim, Call to Action. Uma chamada que irá induzir o usuário a consumir o seu conteúdo. Você pode usar as call to actions em seus posts de blogs, ou até mesmo nas redes sociais das quais você fará uso para promover seu Ebook.

 

  • DÊ DESTAQUE AO SEU CONTEÚDO COM LINKS PATROCINADOS

Pois é. Na internet, os links patrocinados fazem muita diferença em qualquer campanha. Você pode impactar milhares de pessoas com uma estratégia bem efetuada.

Não. Você não precisará gastar muito, mas você precisa ter um bom conhecimento sobre marketing digital para criar uma boa campanha e depois mensurar os resultados para ter sucesso no seu investimento.

Realizando tudo o que XPACE já publicou, de uma hora para outra, você pode ter um grande crescimento em vendas, assim como os nossos clientes estão tendo.

 

  • ANALISE O OTIMIZE SEUS RESULTADOS

Como falamos, o segredo é mensurar os resultados. E esta é uma etapa que muitos empreendedores e até agências esquecem de fazer.

Pensando nisso e em todas as estratégias trabalhadas, você terá que estar atento a algumas métricas, como por exemplo: Taxa de abertura, Taxa de clique nos links, número de leads convertidos, etc.

Nós da XPACE, somos especialistas neste assunto, e para facilitar ainda mais este trabalho e potencializar os resultados de nossos clientes, nós construimos uma parceria com uma plataforma de automação de marketing digital que nos indica fácilmente todas essas métricas e resultados. O nome dela é RD STATION MARKETING e sugerimos que você pesquise um pouco mais a fundo sobre ela.

Marketing Digital

CONCLUSÃO

Lembre-se: Ser empreendedor é ser um explorador, um desbravador atrás de descobertas. Não há porque temer o desconhecido, você pode e consegue, seu sucesso depende de você!

E nós da XPACE estamos aqui para ver o seu melhor, qualquer dúvida ou orçamento dos nossos serviços, você pode falar conosco. Estamos com você também pelo Instagram, siga @agenciaxpace .

Até mais!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 × 3 =