WhatsApp Marketing Digital

Dicas de estratégias para vender através do WhatsApp

Você sabia que o Whatsapp possui 2 bilhões de usuários ativos?

Você não acha que essa é uma ótima oportunidade para você oferecer seus produtos e serviços?

Este artigo vai mostrar o passo a passo para você ter sucesso em vendas. Vamos lá!

WhatsApp Marketing Digital

O QUE É WHATSAPP BUSINESS? E COMO ELE PODE ME AJUDAR?

O Whatsapp comum, aquele que conversamos com nossos contatos diariamente, surgiu em 2009. Entretanto, em 2017 o Whatsapp teve uma expansão, o Whatsapp Business.

Estritamente feito para as empresas, com o Whatsapp Business você vai muito além do que uma simples conversa. Você pode, por exemplo:

  • DAR SUPORTE AO CLIENTE
  • DIVULGAR SEUS PROTUDOS/SERVIÇOS
  • ENTRAR EM CONTATO COM FORNECEDORES
  • REALIZAR TRANSAÇÕES COMERCIAIS

Essas são apenas algumas das diversas opções que o aplicativo oferece. Além disso, você pode desenvolver muitas estratégias diferenciadas para a sua empresa. Continue lendo!

QUAIS AS FUNCIONALIDADES DO WHATSAPP BUSINESS?

  • PERFIL EMPRESARIAL

Esta com certeza é a principal função, pois alterando seu perfil comum para um empresarial, você pode inserir tais informações exclusivas sobre o seu negócio:

  • ENDEREÇO
  • SITE
  • EMAIL
  • SEGMENTO
  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Desta maneira, o seu perfil se torna um cartão de visitas para os seus clientes. Então capriche!

  • MENSAGENS RÁPIDAS

Você conhece o Whatsapp Web?

Esta é uma função do Whatsapp, tanto comum quanto empresarial, na qual você pode conectar seu Whatsapp pelo navegador do seu computador.

Isto ajuda e muito na hora de trabalhar para mandar e controlar mensagens rápidas. Além disso, tem mais uma coisinha para te apresentar.

Você pode enviar mensagens automáticas mesmo quando você estiver ausente, ou seja, o seu cliente nunca ficará aguardando muito tempo por uma resposta. Assim, sua empresa sempre irá atender o cliente da melhor maneira.

  • TAGS

Todo negócio necessita de organização, não é verdade?

Para isto, o Whatsapp Business possui uma função para categorizar suas conversas. Isto é, marcar um cliente como “novo” ou talvez, como “potencial”.

Enfim, etiquetando todos os clientes a sua escolha, você tem pleno controle da sua situação comercial.

  • MÉTRICAS

No Marketing Digital, as métricas é a conclusão de todo o seu trabalho. Com elas você pode mensurar suas estratégias, suas vendas, suas efetividades e/ou dependências.

No Whatsapp Business, estar atento os dados de envio e de leitura de mensagens, é primordial, pois mostra a performance que a sua empresa está tendo.

Se por acaso for negativa, ou não esperada, não se preocupe! Veja algumas estratégias que passaremos agora e adeque ao seu negócio caso faça sentido para você.

WhatsApp Marketing Digital

ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO WHATSAPP BUSINESS

  • COMUNICAÇÃO PESSOAL

Não se esqueça que você está falando com um consumidor e para que as suas ações resultem positivamente, é preciso prestar um bom atendimento.

Portanto, você não deve usar mensagens robóticas. Isto é, aquele texto pronto que você copia e cola igualmente para todos os seus contatos.

Envie mensagens personalizadas e de preferência com o nome do cliente ou empresa que ele trabalha. Demonstre real interesse e crie um relacionamento.

Por fim, lembre-se de ser profissional, utilizar uma linguagem adequada e respeitar o espaço do consumidor.

  • NÃO INUNDE SEU CONTATO DE PROPAGANDAS

Este é um caso muito importante! Muitas empresas se concentram apenas em querer vender, mas esquecem de se relacionarem com o cliente, de atendê-lo bem e suprir as suas necessidades.

Ninguém gosta de ser incomodado constantemente com anúncios de produtos ou serviços que não desejam comprar.

  • NÃO SEJA INVASIVO!

Deixe o cliente responder e liderar a conversa. O intuito é conquistá-lo.

  • ESTRATÉGIA MULTICANAL

O Whatsapp Business é ótimo, não é mesmo? Mas apenas a utilização deste canal não supre todo o suporte que sua empresa precisa para se comunicar com os seus clientes no dia a dia.

Você também pode criar ações extremamente eficazes através das Redes Sociais. Quer saber mais? Leia o artigo que preparamos sobre este tema. <Artigo: Redes Sociais>

WhatsApp Marketing Digital

CRIE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O que seria de Sherlock Holmes sem seu fiel amigo Watson? Planejamento e estratégia andam lado a lado!

Você precisa de um plano para ter sucesso na sua estratégia, correto? Então aqui vai algumas dicas:

  • Categorize os conteúdos enviados.

Por exemplo: Fotos de novos produtos, vídeo de divulgação, texto, imagem criativa etc. São muitas opções. Dê ao seu cliente novidade!

  • Estipule um horário dos envios de mensagens para cada cliente.

Alguns podem usar o Whatsapp à noite, outros de dia. Você precisará fazer alguns testes e mandar as mensagens na hora certa!

  • Programe uma data específica

“Olha que demais! Hoje é o dia do lançamento do produto x com um baita desconto”

Este é um exemplo de mensagem que você poderia mandar aos seus clientes no dia de lançamento de um produto.

Dica: em uma agenda, anote todas as ações que você deseja fazer no mês, se programe e não deixe seus clientes ficarem fora dessa!

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  • CONECTE-SE COM QUEM JÁ É CLIENTE

Nós precisamos te contar uma coisa: Se você enviar mensagens para pessoas que ainda não são consideradas seus clientes, não possuem interesse no seu produto/serviço ou nunca ouviram falar da sua empresa, você será considerado um SPAM!

  • TOME CUIDADO!

Mantenha contato com as pessoas que você tem algum tipo de relação. A função do Whatsapp não é de GERAR LEADS, mas sim de criar relacionamento com quem tem afinidade com o que você está ofertando.

  • WHATSAPP SAC

Essa é a oportunidade de criar um atendimento privilegiado onde a sua empresa pode fornecer todas as informações para o cliente, esclarecer possíveis dúvidas, receber sugestões e até mesmo identificar e resolver reclamações.

Tenha sempre em mente que os clientes é que possuem o poder.

Imagine os prejuízos de ter a sua marca exposta por algum cliente que por algum motivo teve problemas com a sua empresa e não conseguiu resolver por falta de comunicação?

Em alguns casos, esse prejuízo pode ser tão grande que se torna irreversível. Portanto não se esqueça: “Trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado”

Outra dica importante é: Não tente passar uma borracha ou jogar os problemas para debaixo do tapete. Se você errou, o melhor a se fazer é admitir e tentar ao máximo  resolver o problema afim de minimizar os prejuízos.

Até porque, a mesma pessoa que pode ir às redes sociais reclamar, também pode compartilhar e elogiar seus produtos ou serviços.

  • VENDA PELO WHATSAPP

O Whatsapp Business está aí para trazer praticidade tanto ao cliente quanto para o vendedor, portanto que tal criar um catálogo com seus produtos e oferecer para os seus consumidores?

Outro ponto importante é oferecer ao cliente oportunidades de pagamento, reserva de produto e acompanhamento do pedido. Seja transparente e deixe claro tudo o que sua empresa pode oferecer.

  • PÓS-VENDA

Vendeu? Parabéns! Mas acaba por aqui? Não!

Chegou a hora de fidelizar o cliente. Você já perguntou sobre a opinião do seu consumidor? Se por acaso ele teve uma boa experiência? Ou qual o grau de recomendação?

Invista em pós-venda. Ou melhor em toda a jornada do cliente! Quer saber como?

Clique aqui e aprenda como: Atrair, Converter, Vender e Fidelizar.

WhatsApp Marketing Digital

Se precisar estamos aqui. Nós somos a XPACE, uma agência completa com todos os serviços disponíveis para ajudar no seu sucesso.

Gostou do artigo?  Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e não deixe de seguir a gente pelo Instagram: @agenciaxpace  Ficaremos felizes em te ajudar!

Até mais e boas vendas.

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