Pesquisa #PapoReto, feita pela rede social, aponta que usuários não se incomodam com promoções de marcas na plataforma, desde que sejam divertidas e com contexto
De 2019 a 2021, a quantidade de respostas do público às mensagens das empresas postadas no Twitter cresceu 44%. Além disso, 93% dos usuários da plataforma reportaram que não se importam com a promoção de produtos e serviços das empresas na rede sociais, desde que essa promoção seja inserida em um contexto divertido e informativo.
Esses insights fazem parte da inédita pesquisa #PapoReto, realizada pela rede social em oito países – entre eles o Brasil – que procurou mostrar a relação dos usuários da rede social com as marcas e o que eles esperam das empresas que utilizam a plataforma como um canal de contato com seu público-alvo.
O mapeamento foi realizado com base na análise de mensagens postadas por marcas globais e menções de consumidores, além de testes, com tuítes descaracterizados, realizados com dois mil usuários em cada um dos mercados participantes.
Segundo a rede social, a pesquisa pretende auxiliar as marcas a utilizarem o Twitter de forma legítima, com tom de voz e comunicação que gera interação positiva por parte da audiência.
Outro tópico levantado no estudo é o interesse dos consumidores por ver mensagens inclusivas: oito em cada dez pessoas acreditam que as postagens do Twitter devam refletir todos os públicos e não apenas um grupo de consumidores. Apesar disso, 89% responderam que não veem problemas em serem categorizados, pelas marcas, como um público específico, desde que isso seja feito de forma respeitosa.
A íntegra da pesquisa será apresentada nesta semana, durante o Festival de Criatividade Cannes Lions.
Matéria extraída de: meio e mensagem
por Bárbara Sacchitiello – 20 de junho de 2022