O que é SEO e como posso utilizá-lo em minha empresa?

SEO nada mais é que um conjunto de estratégias e técnicas que atuam nos algoritmos dos buscadores, como Google e Yahoo, que definem o ranking de conteúdos, páginas e até palavras-chave. 

 

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, traduzido para o português como  otimização de mecanismos de busca. Esta é uma das principais áreas do marketing digital e uma parte importante da sua estratégia.

Isso porque quando precisamos de algo ou queremos alguma informação, o google é o nosso primeiro destino. Afinal, o Google sempre responde, não é?

Sendo assim, ao fazer uma pesquisa, você encontrará vários sites relacionados ao tópico que está procurando e, naturalmente, clicará no primeiro e o lerá! 

Mas… como o Google define quais textos devem estar na parte superior e quais estão na parte inferior?

Uma das formas é através do SEO. Em outras palavras, SEO é um conjunto de estratégias de marketing digital usadas para que um site ou blog chegue ao topo dos resultados de mecanismos de busca. Afinal, quanto maior a classificação de uma página, melhor o Google irá considerar o conteúdo e torná-lo relevante!

Portanto, estar no topo ou na primeira dessas posições gerará muito tráfego e visitas à sua página devido à maior visibilidade.

 

Como o Google funciona?

O Google é o maior e mais importante mecanismo de busca do mundo. Para se ter uma ideia, a velocidade e a qualidade do processamento e classificação das informações é superior à soma de seus concorrentes.

Mas como exatamente o Google funciona? Quando pesquisamos algo, o Google conta com 3 retornos de pesquisa:

  • Rastreamento

O primeiro processo, rastreamento, é feito pelos chamados Googlebots (bots do Google). Eles usam seus próprios algoritmos para priorizar e indexar páginas para identificá-las e submetê-las ao índice.

Dessa forma, o Googlebots realmente visitará a página com o que você está procurando, identificará o link dentro dela e o incluirá na lista de rastreamento.

Ou seja, o rastreamento reúne todas as páginas e conteúdos sobre o que você procura para encontrar os melhores resultados para você.

  • Indexação

Após o processo de rastreamento, a indexação é iniciada. Nesta etapa, os Googlebots processam as páginas rastreadas para incluí-las nos resultados da pesquisa – seu índice do Google.

Portanto, é nesse processo que o Google indexa informações como conteúdo, data e região de publicação, título e descrição e dados estruturados.

Assim, quando você pesquisa algo no Google, ele também pesquisa as páginas que correspondem ao que você está procurando e exibe os resultados mais relevantes!

  • Exibição de resultados.

Depois de rastrear e indexar o melhor conteúdo para sua pesquisa, é hora do Google mostrar seu trabalho. Portanto, o primeiro resultado é sempre aquele que o Google considera mais relevante e completo e, portanto, possui uma classificação mais alta.

 

Fatores de classificação do Google

O Google prioriza e relevância dos resultados com base em mais de 200 fatores de rastreamento. Mas é possível saber tudo isso?

Confira alguns detalhes:

  • Conteúdo: conteúdo original e de alta qualidade é prioridade para os Googlebots, e eles querem apresentar os melhores resultados para pesquisa;
  • Tamanho do conteúdo: quanto maior o conteúdo, mais densa a consideração, ou seja, será considerado mais informativo e mais completo – melhor resultado para o estudo;
  • Densidade da palavra-chave: o número de vezes que uma palavra-chave aparece no conteúdo é um dos fatores que determina a classificação, ela deve aparecer no título – pois trata-se do conteúdo e do tema que você procura – e no corpo do texto;
  • Autoridade de página e domínio: A autoridade de domínio é o fator de classificação que afeta quem estará no topo dos resultados – quanto mais autoridade às pessoas que produzem o conteúdo, maior a posição;
  • Links Relevantes: Insira links relevantes em seu conteúdo para direcionar seus leitores para outras pessoas de interesse, dando autoridade e credibilidade à página;
  • Velocidade de carregamento da página: quanto mais rápido uma página carregar e exibir conteúdo, maiores serão as chances de um visitante ficar e visualizá-lo. Portanto, as páginas que carregam mais rapidamente são priorizadas;
  • Persistência na página: quanto mais tempo um visitante passar em sua página, mais o Google considerará seu conteúdo relevante e envolvente, o que lhe dará melhores classificações.
  • Páginas responsivas a dispositivos móveis: o Google priorizará as páginas que respondem a cliques de computadores e dispositivos móveis, como telefones e tablets.

 

SEO On-page 

O SEO on-page tem a ver com fatores internos de classificação. Ou seja, são ações que um site pode realizar direta e internamente para melhorar sua posição nos rankings de busca.

Então essa é a parte mais relevante do trabalho interno que o próprio site faz para melhorar o que merece mais atenção. Como resultado, é mais provável que o Google veja o conteúdo desta página como relevante e o posicione  melhor.

As principais áreas do SEO on-page são:

Conteúdo

SEO e conteúdo do site andam de mãos dadas. Portanto, otimizar seu conteúdo pode permitir que você tenha uma classificação melhor nos resultados de pesquisas.

Um ótimo exemplo de estratégia é a constante distribuição e repetição de palavras-chave em todo o conteúdo. Como resultado, quem pesquisa por ele tem mais chances de encontrar seu site, e ele ganha mais autoridade e mais chances de aparecer no topo dos resultados do Google.

No entanto, tenha cuidado! O uso excessivo e repetitivo de palavras-chave pode ser prejudicial ao SEO do seu site ou blog. Portanto, usar sinônimos e palavras semelhantes pode ser uma boa maneira de evitar a repetição.

Além disso, vale lembrar que fornecer aos seus visitantes um conteúdo completo e relevante é outra consideração que você deve se atentar.

 

Escaneabilidade

Conteúdo completo e relevante não significa que tenha que ser difícil de ler. Quanto mais complexo for o seu conteúdo, menos tempo as pessoas passam no seu site e menos tráfego você recebe.

A escaneabilidade do conteúdo é sobre como seu conteúdo é fácil para os leitores entenderem. Portanto, a informação tem que ser simples, fácil de escanear e filtrar!

Backlinks

Backlinks são links distribuídos em todo o seu conteúdo que direcionam seus leitores para outros conteúdos relevantes e interessantes.

Podem ser links internos, que direcionam seus leitores para outros conteúdos em seu domínio ou site, ou links externos, que os levam a outros domínios.

SEO off-page 

Se o SEO on-page é a estratégia interna do seu site, off-page são todas as ações realizadas fora do seu domínio que afetam sua classificação e posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Mas, como é possível controlar essas estratégias? Os principais métodos são:

 

Presença de Marca

A presença de marcas na Internet pode aumentar a credibilidade do seu nome de domínio. Portanto, quanto mais sua marca existir, mais o Google confiará em sua empresa.

 

Link Building

A quantidade de links em seu site, principalmente a qualidade, é um fator que o Google leva em consideração na hora de ranquear seu conteúdo. Portanto, o link building é uma estratégia de SEO off-page e on-page.

Seu conteúdo pode ser “vinculado” por outros sites que considerem seu conteúdo relevante e de interesse para seu público. Isso atrairá novos visitantes e aumentará seu tráfego!

Assim, quando outros domínios recomendarem seu conteúdo, o Google considerará seu site confiável e uma autoridade no assunto que está sendo discutido para melhorar seu posicionamento!

 

SEO Técnico 

Muitos profissionais unificam essas técnicas no SEO on-page porque são melhorias no próprio ambiente. No entanto, consideramos o SEO técnico, como uma categoria separada que não envolve muita produção de conteúdo, mas sim as características de programação, desempenho e usabilidade de um site.

Essas técnicas são muitas vezes esquecidas pelos profissionais, pois as atualizações do Google dão cada vez mais atenção à qualidade do conteúdo. Mas é importante lembrar que fatores como UX (experiência do usuário), velocidade de carregamento e segurança também estão em alta e precisam de sua atenção.

Ao falar sobre SEO técnico, confira os principais pontos de atenção quando se fala em SEO técnico..

  • Experiência de usuário – UX; 
  • Velocidade de carregamento;
  • HTTPS;
  • Sitemap

  • robot.txt

  • Tag de título
  • Canonical tag;

 

Como você pôde ver, SEO é um tema extremamente importante para quem busca visibilidade online. Mas, este é  um universo enorme! Então, se você quiser aprofundar esse conhecimento e se restou alguma dúvida faça um diagnóstico gratuito do SEO da sua empresa conosco e alcance a otimização ideal para os buscadores.

 

plugins premium WordPress