Qual é a sua estratégia de marketing digital? Como estão seus resultados? Está na hora de mudar alguma coisa? Xi… Se você gaguejou na hora de responder alguma dessas perguntas, está na hora decontratar uma agência de publicidade e marketing
Afinal, para obter resultados atuando na internet, é necessário ter clareza dos objetivos e mais do que isso, monitorar se esses objetivos estão sendo alcançados para tomar as decisões necessárias para otimizar tudo isso.
Hoje temos disponíveis diversos tutoriais e dicas de como fazer e acontecer na internet, mas nada substitui o olhar crítico de especialistas no assunto, não é mesmo? Confira neste artigo alguns motivos para contratar uma agência.
Afinal, o que uma agência de publicidade e marketing faz?
Uma agência é, antes de mais nada, uma prestadora de serviços que oferece uma gama de soluções para ajudar uma empresa em seu objetivo, seja ele atrair mais leads, criar conteúdos ou desenvolver o branding, por exemplo.
Ou seja, não é apenas uma criadora de posts para redes sociais. Possui processos bem estabelecidos com foco em alcançar as metas e objetivos estabelecidos com o cliente em uma reunião de briefing. Entre as principais atividades, podemos citar o planejamento estratégico, estudo de público alvo, definição de persona, criação de conteúdo, estratégias de tráfego pago e tráfego orgânico, identidade visual, gerenciamento de redes sociais, otimização em SEO e Inbound Marketing.
Tudo isso baseado em informações concretas, a partir de KPI’s e métricas extraídas e acompanhadas constantemente para que após uma análise bem estruturada, sejam tomadas as decisões estratégicas de marketing.
Um time de vantagens!
Ao contratar uma agência de publicidade você está contratando também uma série de ferramentas estratégicas e um time de especialistas que poderão te auxiliar em variadas demandas, como planejamento, execução, análise e melhoria de estratégias de marketing digital nas mais variadas áreas.
O olhar interdisciplinar de profissionais de marketing, jornalismo, designer, web designer e muitas outras formações, oferece estratégias e visões muito mais ricas do que as de um profissional freelancer, por exemplo. Afinal, a troca de experiências e de ideias pode amplificar e melhorar uma estratégia, além de trazer novos caminhos e ideias para sua empresa.
Outro ponto positivo é ter toda essa estrutura ao seu dispor, sem ter que administrar pessoas e processos, que muitas vezes é responsável por sobrecarregar o responsável pela empresa. Ou seja, você ganha mais tempo para cuidar do core do seu negócio e se aprofundar cada vez mais em outros aspectos relevantes para o funcionamento da empresa.
Além do mais, agências sérias têm o cuidado de selecionar colaboradores que tenham formação e experiência na área, além de sempre promover e incentivar o estudo de novas estratégias e ferramentas para atualização da equipe, pois tudo isso impacta no resultado final do cliente. Resumindo: mais qualidade e excelência nas entregas.
Controle de investimentos
Você sabia que ao contar com especialistas é possível economizar? Isso pode ser notado principalmente em campanhas de tráfego pago, onde é necessário investir constantemente para que os anúncios continuem sendo exibidos.
Com o suporte de uma equipe de profissionais, é feito o acompanhamento periódico da performance dessas campanhas, e a partir de relatórios é possível tomar decisões como aumentar ou diminuir a verba diária de cada peça publicitária, por exemplo. Quando não há uma pessoa qualificada e dedicada full time para esse tipo de função, a tendência é que seja gasto um valor maior do que o necessário justamente por falta de otimizações e assim, o resultado é um número menor de leads qualificados ou de visitas em sua página.
Outro ponto que merece atenção é o investimento que se faz ao contratar uma agência de publicidade e marketing, versus o valor necessário para montar uma equipe interna de marketing e contratar as ferramentas necessárias.
Além de ser um valor desproporcional, já que as despesas trabalhistas são elevadas e as ferramentas muitas vezes são cobradas em dólar, ainda é preciso levar em conta que será necessário um grande investimento de tempo até que todas as contratações sejam realizadas e até que o time esteja todo alinhado e pronto para trabalhar de forma autônoma e gerando bons resultados.
Uma agência de publicidade e marketing já vem com todas as questões administrativas resolvidas, e a única preocupação e interesse é realizar o planejamento e implementar estratégias para sua empresa crescer no digital.
Viu só como contratar uma agência pode trazer uma excelente relação custo-benefício e ainda livrar a sua empresa de toda a burocracia e complicação decorrente de contratação de pessoal e ferramentas?
Cada um no seu quadrado!
Já diria uma grande pensadora contemporânea “cada um no seu quadrado!”. Brincadeiras a parte, essa frase tem pontos muito positivos, pois cada um tem seu espaço e não há demérito algum nisso.
Quando uma empresa contrata uma agência para cuidar de seu marketing, assume que internamente, sua equipe estará livre para desempenhar as funções relacionadas ao core da empresa, ou seja, há muito mais tempo para criação de novas soluções, de acolher e atender de forma mais assertiva ao cliente entre outras funções.
Veja bem, isso não quer dizer que não seja necessário a colaboração entre as duas equipes, mas que cada um poderá focar no ponto em que tem maior expertise.
A agência, por sua vez, tem que estar sempre antenada às novidades e possibilidades do marketing digital, que mudam constantemente e assim, oferecer o que há de mais moderno e eficiente para o seu cliente.
Cada um deve estar no seu quadrado, mas esse quadrado precisa estar bem perto um do outro, pois essa interação e conscientização de que agência e time interno estão lutando pelo mesmo objetivo é fundamental para o sucesso de qualquer campanha!
Como contratar uma agência de publicidade e marketing?
Antes de fechar qualquer negócio é importante pesquisar e orçar com pelo menos 2 ou 3 empresas, buscar suas referências e tirar todas as dúvidas. Esse é um dos serviços que não pode ser contratado baseado apenas no valor, pagar menos nem sempre é sinônimo de economia.
Existem diversos tipos de serviços e modelos de contrato para escolher na hora de contratar uma agência de publicidade e marketing. Dessa forma, o ideal é sempre pesquisar com calma e analisar atentamente as cláusulas e os serviços que estão inclusos em cada pacote.
Modelos de contrato mais utilizados
O contrato é essencial para proteger tanto a agência de marketing, quanto o cliente. Assim, o trato passa a ter valor jurídico sendo possível consultar o que foi determinado no fechamento da parceria e evitar desencontro de informações. Vamos conhecer melhor sobre cada um desses modelos:
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Fee Mensal: nessa modalidade é acordado um valor fixo de pagamento mensal para a realização de um determinado escopo de serviços. A principal vantagem desse formato é que normalmente tem um prazo médio de 12 meses de contrato e permite que ambas as partes se organizem e deixem demandas programadas com antecedência. No entanto, é importante que o contrato seja bem detalhado acerca do que está ou não contemplado no acordo, quais ferramentas já estão no pacote e até uma estimativa de horas de trabalho para realização dos serviços.
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Projetos Pontuais: esse modelo de contrato é mais utilizado para demandas de curto prazo, nesse caso é muito bem definido o começo, o meio e o fim desse projeto. Esse tipo de contrato pode ter a cobrança realizada de duas formas – pelo valor fechado para execução de cada tarefa, ou por um contrato mensal que leva em conta as horas trabalhadas e necessita de um relatório detalhando tudo o que foi realizado e o tempo gasto em cada uma delas.
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Sucess Fee: ao optar por esse modelo de contrato, a agência e o cliente se comprometem mutuamente com o resultado do projeto. A remuneração nesses casos é bem similar ao de comissões. Esse tipo de contrato deve ser muito bem detalhado para não haver problemas futuros, por isso, deve ser definido com muita clareza quais serão os critérios e indicadores que serão levados em conta para haver a remuneração correta.
Viu só toda essa variedade de contrato? Para que as parcerias sejam bem sucedidas é importante que haja contato frequente entre as partes, por isso, organizar reuniões periódicas para feedback e acompanhamento dos projetos é muito importante – sobretudo para os contratos de Fee Mensal.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o constante alinhamento de expectativas, assim, é possível evitar frustrações, ou mudanças abruptas em estratégias e todos têm a plena ciência do que está sendo realizado e qual o objetivo de cada ação.
Inicie uma nova etapa em sua empresa!
Agora você já sabe a importância e as vantagens de ter uma agência de publicidade e marketing como aliada do marketing digital de sua empresa. Então, nada de ficar adiando e deixando essa decisão para depois, afinal, seus concorrentes são os únicos que se beneficiam da sua ausência no digital.
Inicie uma nova jornada no marketing digital contando com o apoio de quem domina o assunto! Entre em contato com nosso time de XPs e conheça melhor o nosso Universo de novas ideias. Vem para XPACE!