Marketing Digital

Sua empresa está presente nas Redes sociais? Sim? Mas você sente que não está tendo bons resultados?

Então fica mais um pouco, que eu vou te explicar o porquê.

Sabia, que 96,2% das empresas já estão presentes nas redes sociais? Então se você não faz parte desse grande número de pessoas, você está perdendo tempo. Mas calma, não precisa se preocupar, eu vou te ajudar nesta jornada. 

Já você, que está incluso nesta porcentagem, mas não está tendo resultados eficazes, este conteúdo irá mudar sua perspectiva, e consequentemente seus resultados. 

Aqui, irei falar sobre alguns tópicos essenciais quando abordamos o assunto de gerenciamento de redes sociais. E estes são: 

  • Quais as principais redes sociais? 
  • Quais os benefícios das principais redes sociais?
  • Quais redes sociais a empresa deve estar presente e investir mais? E Por quê? 
  • O que devo publicar nas redes sociais? Quais estratégias a serem adotadas? 
  • Quais os próximos passos que a empresa deve seguir? 

Marketing Digital

 

QUAIS AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS?

Se você já conhece as redes sociais mais famosas e mais utilizadas atualmente, pode ir para o próximo tópico. Agora, se você não conhece ou quer saber mais sobre cada uma delas. Vamos adiante. 

  • FACEBOOK 

Com toda certeza, esta é a rede social mais importante de todos os tempos. 2,9 Bilhões de pessoas estão conectadas a ela todo mês. O número exorbitante de usuários já confirma sua tamanha importância no mundo digital. 

  • INSTAGRAM

Provavelmente, você e sua empresa também possuem um Instagram. Já que, o número de usuários desta ferramenta é de mais de 1 Bilhão de usuários.

  • YOUTUBE

Quem pensa que fazer vídeos longos é coisa do passado. Está totalmente enganado. Este aplicativo, que também é uma rede social, possui 1,9 Bilhões de internautas ao redor do mundo. 

  • TWITTER

A rede social do passarinho azul, também é super importante nos dias atuais. Nela se encontra mais de 230 Milhões de usuários.

  • LINKEDIN

O LinkedIn é a plataforma dos profissionais. Nesta se encontra conteúdos estritamente ligados a profissões, cargos e serviços. Logo, são mais de 575 Milhões de usuários interessados em tais conteúdos. 

  • PINTEREST

Uma rede social descoberta relativamente a pouco tempo. Apesar de estar no ar desde 2010, o Pinterest está atraindo mais usuários atualmente. E hoje conta com mais de 250 Milhões de pessoas ligadas nos catálogos, foto e links que esta plataforma proporciona.

  • SPOTIFY

Isso mesmo, o Spotify também pode ser considerada uma rede social.  Apesar de ser vista mais como uma plataforma musical, no Spotify você também pode interagir, criar, postar e anunciar junto aos mais de 100Milhões de assinantes.

Marketing Digital e Redes Sociais

Prontinho, agora que você conhece as redes sociais que são indispensáveis para você se comunicar no digital, não perca tempo e faça sua conta. 

E você, que já está ligado e está por dentro deste universo das redes sociais. Vamos a próxima etapa, para que você entenda como garantir os resultados tão esperados que as redes sociais proporcionam. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS? 

Agora vou dissertar sobre as qualidade e especificações de cada rede social. Vale a Pena você conferir e criar insights para você utilizá-las da melhor maneira possível ao seu negócio. 

  • FACEBOOK

Além de ser a rede social mais utilizada do Mundo, e a cerca disto, a procura por conteúdo personalizado ser gigantesco; No Facebook você pode ser inovador, criar postagens de fotos, vídeos e mensagens criativas para impactar seu público-alvo, e alcançar cada vez mais clientes a sua empresa. 

Além disto, no Facebook, é comum o uso do e-commerce. Ou seja, a venda online. Vide isto, você não concorda que é uma oportunidade imensa para você se destacar e vender seus produtos ou serviços? 

  • INSTAGRAM

O Instagram atrai muitas pessoas pelo conteúdo visual. E Sabemos o quanto é importante ser bem visto e causar uma boa impressão. Não é mesmo? 

Pois bem, nesta rede social, você tem inúmeros meios de se tornar visível e interativo para o grande número de internautas que acessam diariamente esta plataforma.

Postagens no feed, stories, vídeos, fotos, mensagens diretas ao consumidor, lives (vídeos ao vivo) etc. Enfim, é um prato cheio para todo empreendedor. 

  • YOUTUBE

Aqui está a plataforma que está no auge. Hoje, são mais de 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias. Com toda certeza, o conteúdo áudio visual tende a crescer cada vez mais. 

Pensando nisto, você pode realizar vídeos de todas as maneiras, seja ele de entretenimento, conhecimento, explicativo, e até mesmo comercial. 

E além de alcançar e engajar seu público; você também pode ganhar dinheiro do Youtube postando seus vídeos. Incrível, não é? 

  • TWITTER

Nesta rede social, o intuito é compartilhar e criar textos que contenham experiências pessoais, ou opiniões políticas-sociais, dentre outros assuntos. 

Por este motivo, a conexão com o público se torna mais íntima. Logo, é uma grande oportunidade para entender seu público, compartilhar a visão da sua empresa e garantir um ótimo relacionamento com seus seguidores. 

  • LINKEDIN

Por se tratar de uma grande plataforma para profissionais, nesta rede social você pode impactar um público mais seleto. Como empresários, empreendedores que podem vir a ser seu aliado, fechar negócios com outras empresas, e daí por diante. 

  • PINTEREST

Nesta plataforma, os usuários tendem a procurar por imagens. Logo, se sua empresa souber ser inovadora e usar as artimanhas deste sistema de busca, junto a um bom conteúdo; a possibilidade para angariar destaque à sua empresa são grandes. 

  • SPOTIFY

E que tal uma playlist que é a cara da sua empresa? Inovador, não? E se você só está pensando em música nesta rede social. Você ainda não deve conhecer a nova função do Spotify; o Podcast. 

Os Podcasts são transmissões para que o usuário possa compartilhar música, opiniões, discursos, dentre outras possíveis maneiras de contatar o público oralmente. 

Marketing Digital e Redes Sociais

Após essa explicação das redes sociais mais importantes, imagino que você já deve estar criando e se sentindo pronto para publicar e investir em algumas destas redes socais. 

Mas calma lá! Tem um assunto muito importante que eu quero tratar com você, e que é um dos principais motivos do qual as empresas que estão inclusas nas redes sociais, NÃO conseguem ter bons resultados. 

Então a pergunta a se fazer neste momento é: 

QUAIS REDES SOCIAIS A EMPRESA DEVE ESTAR PRESENTE E INVESTIR MAIS? E POR QUÊ?

Antes de tudo, posso te fazer uma perguntinha? Você sabe o que é público-alvo? Imagino que sim. E persona? Você sabe o que é?

Está aí um dos motivos que as empresas não compreendem e tendem a ter dificuldade para alcançar, engajar e interagir com o público digital. 

No Marketing Digital, você deve conhecer seu público, saber onde ele se encontra, o motivo pelo qual ele usa as redes sociais, os desejos e hábitos deste público. 

Sabendo disto, ao se infiltrar mais na vida deste público. Você cria uma persona. 

Marketing Digital

PERSONA

Diferente do público-alvo, que define características bem abrangentes e consequentemente, filtra um grande número de pessoas; a persona é mais detalhada. 

Desta maneira, apenas uma pessoa se torna o alvo para você se inspirar e criar conteúdo diversificados pensando no bem-estar dela. Muito mais fácil, né?

“Mas como atribuir uma persona para o meu público-alvo?”

Para criar a sua persona, isto é, o seu personagem ideal que irá representar todo o seu público-alvo. Você deve coletar dados do seu público. Seja em entrevistas, perguntas, observando-os, pesquisando etc. 

A partir disto, você irá criar. Sim, criar. De maneira fictícia uma persona ideal para os seus negócios. 

Quer um exemplo? Ok. 

Suponhamos que sua empresa vende jogos de vídeo game, e segundo sua pesquisa, você viu que seus clientes e público-alvo, são: jovens, que trabalham, são solteiros, e possuem ambições de ter uma casa própria.

Assim, sua persona é: 

João tem 23 anos, é designer, trabalha de freelancer. Pensa em fazer uma pós-graduação, pois gosta de estudar, é solteiro e seu sonho é ter uma casa própria. Está buscando novos empregos para realizar seu sonho, casar e construir uma família. 

Conseguiu ver a diferença? São muito mais detalhes, não é verdade? A partir daí, você pode alimentar “João” de conteúdos específicos e personalizados, que certamente ele irá se interessar. 

E aí então, Sim! Você pode começar a criar os conteúdos inovadores que você já estava imaginando a muito tempo. 

Quer uma ajudinha? Sem problema. 

O QUE DEVO PUBLICAR NAS REDES SOCIAIS? QUAIS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS?

As estratégias a serem tomadas, depende do seu intuito nas redes sociais. Você quer vender? Informar? Fortalecer sua marca? São muitas das opções, e cada uma delas exige publicações diferentes. 

Isto porque: Objetivos diferentes, estratégias diferentes. Concorda comigo?

Suponhamos novamente, no caso de “João”. Agora vamos supor que eu queira passar entretenimento a ele. 

Desta maneira, o que devo postar? Como impactar e conversar com “João”? 

Vimos que João é jovem, é estudioso e é designer. 

Logo, que tal um vídeo digital super maneiro no qual eu desenho o personagem do jogo que ele gosta? E utilizo um textinho na publicação com memes e tudo que jovens da idade dele gosta. Será que João não irá curtir minha publicação? 

Muito provavelmente sim, e ainda mais que isto; João poderá ficar tão impactado que irá compartilhar com os amigos. 

E assim, começamos a ter grandes resultados nas redes sociais. 

Agora para finalizar, já pensando no seu futuro e no seu sucesso. 

Vamos para o último tópico da nossa jornada de como ter bons resultados nas redes sociais. 

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS QUE A EMPRESA DEVE SEGUIR?

Sua empresa deve continuar inovando nas estratégias, na frequência e no dinamismo das publicações, e em várias e várias sugestões e aplicações nas redes sociais. 

Para isto, ter qualificação e conhecimento na gestão das redes sociais é fundamental.

Segundo estudos, a falta de conhecimento e a falta de uma equipe para gerenciar as plataformas digitais, são os principais motivos que impedem as empresas de não estarem inseridas nas redes sociais. 

Além disto, empresas que possuem redes sociais, apenas 30,8% delas contam com uma equipe de 3 ou mais pessoas responsáveis por este trabalho, que como vimos, é tão importante e complexo; e que para um grupo pequeno fica difícil de manter a qualidade e as exigências. 

E falando em qualidade, 70,8% das empresas não exigem certificado ou treinamento dos profissionais para a gestão e o desenvolvimento das redes sociais. 

E é por este motivo que quero apresentar nosso grupo, a agência XPACE. 

Uma agência qualificada e compromissada no desenvolvimento da sua empresa. Que busca concretizar os seus objetivos através da inovação, criatividade e estratégia. 

E por isto, estamos disponibilizando um E-book completo com todas as estratégias e desenvolvimentos para as suas redes sociais. 

Se você gostou deste artigo, você irá ficar surpreso e entusiasmado com o conteúdo altamente explicativo e funcional que só o E-book da XPACE tem.


Nele você irá entender passo-a-passo, como implementar todas as estratégias de redes sociais, planejá-las e executá-las com a melhor performance. 

E além disto, com o seu sucesso garantido, você saberá como lidar com o grande número de pessoas interagindo com sua empresa, assim também, como analisar todas as métricas dos resultados digitais. 

Esperamos que tenha aproveitado e gostado do assunto. 

Siga-nos no instagram @agenciaxpace para nos dar um feedback, ou conversar conosco, estabelecer alguma dúvida, enfim, será um prazer poder atendê-lo.

Até mais. 

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