e-mail marketing

Você sabia que pode conquistar clientes via e-mail? Conheça estratégias e as ferramentas.

Pode vir em sua cabeça de que: “E-mail? Este treco já está obsoleto. Todo mundo só usa redes sociais”. Mas devo te avisar que o e-mail está mais vivo do que nunca!

E este meio de comunicação é uma grande forma de se relacionar com os clientes e preparar uma grande venda. Quer saber como? Me acompanhe.

Uma perguntinha rápida. Você já recebeu e-mails de empresas dos quais não se interessou nenhum pouco e já excluiu de cara? Tenho quase certeza que sim.

Por outro lado, já teve aquele e-mail empresarial que te atraiu e muito, só de bater o olho e ver o título, não é?

Esta prática é o que chamamos de E-mail Marketing!

E está sendo muito utilizada pelas empresas. Como prova desta afirmação, há um estudo da “Visual Capitalist” que aponta o número de 188 milhões de e-mails enviados por minuto, no ano de 2019.

Então logo podemos analisar este estudo e pensar: “Como ter destaque em meus e-mails marketings e realizar uma venda, se tem tanta concorrência?”

Parece impossível, eu sei. Mas acredite em mim, não é!

e-mail marketing

ESTRATÉGIAS PARA PROSPECTAR NOVOS CLIENTES

Como vimos, a concorrência é gigantesca. Então a criatividade, estratégia e dinamismo devem estar alinhados. Com base nisto, vou passar algumas estratégias e algumas diferentes especificações para cada uma delas.

HIPER-PERSONALIZAÇÃO

Primeiramente, você tem que entender que informações genéricas não atraem mais os consumidores. Atualmente, a emoção e a personalidade, é o que doutrinam a forma de escrever.

Todo e qualquer e-mail deve ter algo único a se passar, ou seja, altamente personalizado a cada público.

Entretanto, isto não quer dizer que você deve escrever texto por texto para cada cliente. Mas sim, ter alguns pré-formados e ajustar alguns detalhes, como o objetivo e a personificação da mensagem.

TRANSMITIR VALOR

Personificar também é passar valor à mensagem. Mas como assim?

Coloque-se no lugar do cliente. Você não acharia atrativo receber um e-mail com dicas e sugestões sobre sua empresa? Este tipo de contato, não te transmitiria valor sobre o remetente?

Pois bem, pesquise sobre o empreendimento do seu consumidor. Se preocupe com ele e o ajude, dê o devido valor que ele merece.

NÃO EXPONHA A VENDA

Esta estratégia é fundamental.

Vendedor que é bom, não fala logo de cara em vender. Ele envolve o público, entretém e cativa o consumidor.

Portanto, não fale do produto ou da sua empresa. Ofereça a solução para o seu cliente. Ou quem sabe, conte a história de uma empresa que estava na mesma situação do que seu cliente, mas que com conseguiu ter sucesso realizando uma boa estratégia.

VOZ ATIVA

Utilize interações no corpo do e-mail. Ou seja, imagens, vídeos, emoticons, gifs e principalmente, Call to Action, para impactar e atrair seu cliente.

Pensando em sempre adequar o modo de linguagem para cada tipo de cliente. Formal ou informal.

ADAPTAR PARA VERSÃO MOBILE

Que todo mundo está ligado aos celulares, não é segredo para ninguém.

Então, chegou a hora de se atualizar! Lembre-se deste público que prefere conferir e-mail, e respondê-los de modo portátil. Otimize seus templates para esta versão.

CONCISO E OBETIVO

Por fim, como todo texto bem estruturado, a objetividade e a clareza nos argumentos são fundamentais. Além disto, textos breves, parágrafos curtos, palavras-chaves em negrito e fácil interpretação, são alguns dos exemplos para envolver os clientes.

 

e-mail Marketing

Pronto!

Tenho certeza de que se você seguir essas estratégias, você irá se adaptar muito bem ao marketing de e-mails e prospectar muitos clientes.

Mas este artigo não acaba por aqui! Você ainda pode ter dúvidas de como estruturar os e-mails, não estou certo?

Então vamos a mais algumas dicas para você ter sucesso em seus negócios.

 

E-mail Marketing

5 DICAS PARA ESTRUTURAR O E-MAIL E FECHAR ÓTIMOS NEGÓCIOS COM OS CLIENTES.

Seu objetivo pode parecer simples. Seu cliente deve apenas abrir o e-mail e respondê-lo. Correto?

Mas sabemos que não é tão fácil assim montar um e-mail que se destaca e chama a atenção do consumidor. Pensando nisto, irei te ajudar com estas 5 dicas muito valiosas. Veja só!

 

APARÊNCIA

Não é de hoje que aparência significa muito para todos nós. Como dizem, a primeira impressão é a que fica. E para causar uma boa impressão, você precisa cuidar da aparência do seu e-mail.

Afinal, você provavelmente exclui muitos e-mails só de olhar para tal e ter a presunção de que o assunto contido não irá lhe atrair. Desta maneira, você precisa usar técnicas como mudar a cor da fonte, utilizar HTMLs editáveis, inserir emojis no assunto do e-mail etc.

LINHA DE ASSUNTO

Falando em assunto do e-mail, vamos falar sobre a importância dele. Você sabia que 35% dos consumidores só abrem o e-mail por causa do título?

Mais que isto, títulos com o nome do cliente ou da empresa que ele trabalha, a probabilidade de o destinatário abrir o e-mail aumenta em 22%.

Então, quais as palavras mágicas para ter sucesso?

Primeiramente, pense que um título deve ser curto. Mesmo que possamos usar 130 caracteres, o ideal é usar no máximo 50 caracteres. E além de usar emojis para expressar emoção no assunto, utilize de técnicas como:

  • PERGUNTAS
  • CONVITE
  • CONSELHO
  • HUMOR
  • MISTÉRIO
  • INTERESSE

Use e abuse da criatividade em algum destes tópicos, que sim, seu cliente irá abrir seu e-mail.

CORPO DO E-MAIL

Agora que você conseguiu fazer seu cliente abrir o e-mail. O que colocar no texto?

Seu cliente quer um texto prático e conciso, em outras palavras, que contenha tudo o que ele precisa saber sobre você, e que poupe o tempo dele.

Desta maneira, indico a não começar se apresentando. Mas sim, correspondendo as expectativas do título. Ou seja, indique que você sabe sobre o que seu cliente procura e você tem a solução para ele.

Quer um exemplo? Aqui está!

“Vi que está à procura de como vender mais, correto? Fico feliz de poder ajudá-lo com este tema e juntos encontrarmos a sua solução.”

Este é só o começo do texto, mas percebe-se que usei algumas técnicas que vou repassar a você em tópicos. Confira:

  • Assim como fiz no exemplo, utilize palavras-chaves em negrito.
  • Faça perguntas, no máximo duas já é o suficiente.
  • Sua proposta deve ser clara e objetiva, de forma que entregue a solução do problema.
  • Dê exemplos de como você já ajudou outras empresas na mesma situação do que este cliente. Para isto, comprove. Apresente números e fatos.
  • Usufrua também de links com materiais interessantes para este consumidor.

Por fim, tenha empatia. Coloque-se no lugar do comprador, veja se seu texto atende as necessidades dele e se transmite o valor da sua empresa.

CHAMADA PARA AÇÃO

A chamada para ação é uma frase breve que convida o cliente a saber mais sobre a sua proposta. Por exemplo:

“Clique e confira para saber mais sobre a minha proposta. O sucesso te espera!”

Seja criativo no que chamamos de “Call To Action”.

Mas bem, o interessante aqui além da chamada para ação, é você agendar com o cliente um dia e um horário para você entrar em contato com ele. Assim, em forma de conversa, você utiliza dos seus dotes de vendedor, e conquista seu cliente.

ASSINATURA

Por fim, toda obra-prima merece uma assinatura. Não estou certo?

Isto porque demonstra ao público responsabilidade, confiança e seriedade.

Portanto, seu nome completo, link do site da sua empresa e contato, são fundamentais. E de preferência coloque o logo da sua empresa, ou uma foto. Pois, assim, seu público-alvo sempre irá reconhecer e associar a imagem.

Isto transmite maior confiança. Deixando claro que seu e-mail não é um spam.

 

E-mail Marketing

Agora que você sabe muito bem a respeito de como trabalhar com e-mail marketing, tem mais um requisito que você precisa saber para obter resultado positivo com esta estratégia.

E o nome dela é…

CAMPANHA DE E-MAIL MARKETING

Isto mesmo. Não é só em publicidades e propagandas que fazemos campanha.

A campanha te ajuda a mensurar os resultados durante um determinado tempo, assim como, sua empresa se mantém focado neste projeto. Investindo o tempo necessário para alcançar os objetivos.

No caso do e-mail marketing, a campanha é alinhada a partir das tentativas de abordagens. E você precisa entender, que o objetivo primário é você não desistir caso não tenha uma resposta nos primeiros e-mails mandados.

Persistência!

Não confunda com insistência. Ou seja, mandar o mesmo e-mail para a mesma pessoa inúmeras vezes.  Mas sim, e-mails diferentes, com abordagens alternadas e textos personalizados.

E claro! Tudo tem limite. Não adianta mandar infinitos e-mails. Isto esgotará o cliente, e será pior para sua empresa. Pensando nisto, conforme pesquisa de especialistas, 5 ou até 6 e-mails são suficientes para seu cliente respondê-lo positivamente.

E uma dica muito importante que faço questão de compartilhar com você que está empenhado em conquistar mais clientes para sua empresa, é o horário.

Isto é, mande e-mails no início ou no final do dia, e não se esqueça dos finais de semana. Esta dica é muito importante, pois é comprovado que nestes horários a taxa de resposta é maior.

E agora, a melhor de todas as dicas está por vir!

 

UTILIZE UMA FERRAMENTA ONLINE PARA SEU EMPREENDIMENTO.

E esta ferramenta para nós tem um nome. Nós da agência XPACE, temos grande satisfação de desempenhar nosso trabalho junto a esta plataforma, que se chama RD STATION MARKETING.

Nela você tem tudo ao seu dispor. Além de todas estas estratégias citadas de e-mail marketing, você pode acompanhar seus resultados digitais, gerenciar e automatizar suas campanhas para você se destacar no mercado.

E assim que você colocar em prática toda esta metodologia do e-mail marketing, você pode comprovar que os bons resultados são realidade e agora fazem parte desta nova era que está a sua empresa.

Mas como fazer isto? A partir da…

 MENSURAÇÃO E MÉTRICAS

Medir o retorno é extremamente necessário para você aprender com os erros, e dar o próximo passo ao sucesso. E para isto, algumas taxas devem ser medidas, como:

TAXA DE REJEIÇÃO

3% é o máximo que esta medida pode chegar. O ideal é estar abaixo de 1%. Caso contrário, invista na qualidade do seu e-mail e na lista dos seus prospectos clientes.

TAXA DE ABERTURA

Entre 15% a 30% está ok. Acima disto, você já merece parabéns! E tenho certeza de que você irá conseguir. Se não, você já sabe o que fazer. Para um cliente abrir seu e-mail, o título é o segredo!

TAXA DE RESPOSTA

30% é uma boa taxa de resposta. Caso não atingir este objetivo, revise sua chamada para ação e seu texto do e-mail. Lembre-se de tudo que você aprendeu e aplique com exatidão.

TAXA DE CONVERSÃO

Este é o número dos e-mails que foram respondidos positivamente. E 50% é seu objetivo para começar. Mas assim que você atingir um novo patamar e se acostumar com todo o processo, sua campanha deverá atingir quase 100% de conversão.

Para isto, atente-se ao valor da sua proposta, deixe claro o benefício que você pode trazer ao cliente.

Fazendo isto, você será a grande prova de que o sucesso sorri para quem abrange conhecimento.

Desejo a você muita sorte e bom trabalho.

Siga-nos no Instagram para qualquer dúvida @agenciaxpace

Nos vemos em breve, até lá.

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